Escola do Campo e Estação de Ciências Margarete Cruz Pereira

PROPOSTA PEDAGÓGICA

O trabalho educativo será norteado pelas pedagogias Histórico - crítica e da Alternância, com princípios voltados para a resistência cultural em relação à forte hegemonia neoliberal presente na educação brasileira, principalmente, a partir da década de 90 em diante (NASCIMENTO, 2003). No fomento do educar pautado na interação família/escola/comunidade, partilhando os diversos saberes que possui com os atores/as em um movimento de ação-reflexão-ação. A filosofia norteada pela Pedagogia da Alternância se justifica, pois se baseia em método científico. Observar, ver, descrever, refletir, analisar, julgar e experimentar, agir ou questionar (por meio dos Planos de Estudos na família, comunidade ou na escola), responder às questões problemas (por meio das aulas, palestras, visitas, pesquisas, estágios) e experimentar (cultivar o espírito investigativo). Para a maioria das famílias rurais a passagem pela escola básica rural (do primeiro ao quinto ano) é a única oportunidade em suas vidas de adquirir as competências que lhes permitirão eliminar as principais causas internas do subdesenvolvimento rural. Neste sentido, esta Unidade sendo implementada, com base na pedagogia da Alternância, visa ampliar as oportunidades e garantir o direito á educação pública, gratuita e de qualidade aos alunos (as) de 6º ao 9º anos e, tem por fim desmistificar essa concepção e construir uma visão que possibilite aos moradores da área rural sentir-se efetivamente cidadão.