Escola do Campo e Estação de Ciências Margarete Cruz Pereira

PRÊMIO NACIONAL ARCELORMITTAL DE MEIO AMBIENTE

Escola do Campo vence prêmio nacional ArcelorMittal de Meio Ambiente e aluna conquista primeiro lugar na categoria redação

Vitória dupla para a Escola do Campo e Estação de Ciências Margarete Cruz Pereira. A instituição de Roda D’Água faturou a edição nacional do Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente na categoria “Projeto Escola” com o projeto intitulado “Agir Local para o Bem Global”. Além disso, a aluna Nathália Aparecida Coutinho, do 7º ano, alcançou o primeiro lugar com a sua redação. Na categoria desenho, mais destaque para o município. Rita de Cássia dos Santos, 7 anos, estudante do 2º ano da Emef Virgílio Francisco Schwab, no bairro Porto Belo II, também ficou em primeiro. 

A vencedora de 13 anos ficou surpresa com sua colocação. Para escrever, ela se baseou nas atividades que participa diariamente na Escola do Campo. “Eu não esperava ficar em primeiro lugar. Mas me apliquei bastante para alcançar esse resultado. Em sala de aula, tivemos aula de redação e isso me ajudou muito. Estou muito feliz com o resultado”, comemorou a estudante. Nathália e Rita receberão, cada uma, um prêmio no valor de R$ 600.   

A Escola do Campo concorreu, este ano, com outras 19 do município. Nesta edição, o prêmio trabalhou o tema “O Futuro que Queremos Depende das Atitudes que Tomamos Hoje”. O objetivo era incentivar iniciativas e ações que contribuam para a erradicação da pobreza e promovam o desenvolvimento sustentável baseado na economia verde. 



O trabalho feito envolveu alunos, educadores e bairros da região. A ênfase foi o desenvolvimento de ações socioambientais para reduzir o desperdício no dia a dia da comunidade escolar. Segundo a pedagoga da escola, Sônia Maria Ribeiro, a proposta de educação ambiental já era desenvolvida com os alunos desde o início do ano.

Quando surgiu a oportunidade de participar do projeto bastou adequar algumas temáticas. “Nossa escola é localizada em uma área que propicia o cuidado com o meio ambiente. O ensino em sala de aula tem continuidade no campo, mostrando aos alunos práticas pedagógicas diferenciadas e de maior aprendizado. Com isso, só adequamos algumas atividades para integrar nossa participação no projeto”, contou.

O projeto se baseou em dois aspectos dos chamados Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), que são as oito sugestões feitas pela Organização das Nações Unidas (ONU) para que os países erradiquem a pobreza e alcancem pleno desenvolvimento até 2015. A Escola do Campo trabalhou esses aspectos do ODM através das seguintes ações: cuidado com a horta e animais; plantio de hortaliças para enriquecer o cardápio escolar; oficinas de diminuição do desperdício alimentar; reciclagem e reutilização de materiais; oficina de pães caseiros; oficinas de papel artesanal com fibra de bananeira e com papiro, além de releitura da obra de Romero Britto feita em compensado de armário desprezado no lixo.

Sônia ressaltou que as atividades desenvolvidas pelos alunos na escola tiveram reflexo junto aos seus pais. “As famílias disseram que as atitudes em casa, em relação ao cuidado com o meio ambiente, melhoraram muito”, informou. O efeito na escola também foi positivo. “O desperdício foi bem reduzido e a consciência da garotada está mais apurada para a sustentabilidade”, ressaltou. E não foi trabalho de uma matéria só. Durante o projeto, todas as disciplinas escolares foram envolvidas no processo. A Escola do Campo receberá R$ 3.000,00 de premiação.

Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente

Em sua 22ª edição, o Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente dá continuidade à discussão acerca da sustentabilidade, iniciada em 2011. Neste ano, o foco se volta para a Economia Verde e Erradicação da Pobreza, com o objetivo de incentivar o desenvolvimento de atitudes ecologicamente corretas no cotidiano e mostrar a importância da mobilização para alcançar resultados efetivos. Em todo o Brasil, foram mais de 5,2 milhões de crianças participantes desde 1992. Em Cariacica, desde 1998, o Prêmio já beneficiou mais de 120 mil alunos. 

Premiação

A premiação da etapa ArcelorMittal Cariacica acontecerá em novembro. Já a cerimônia de premiação da etapa nacional acontecerá na celebração dos 25 anos da Fundação ArcelorMittal Brasil, no dia 31 de outubro, em Belo Horizonte.

Fonte: http://www.cariacica.es.gov.br/








       

0 comentários:

Postar um comentário