Escola do Campo e Estação de Ciências Margarete Cruz Pereira

Escola do Campo conquista primeiro lugar no prêmio “Construindo a Nação” do Instituto da Cidadania Brasil

Foi com a meta de fortalecimento de práticas educativas na perspectiva de levar cidadania sustentável ao campo, envolvendo toda a comunidade escolar de Roda D’Água e do entorno, que a Escola do Campo e Estação de Ciências Margarete Cruz Pereira conquistou, em dezembro de 2013, o primeiro lugar no Prêmio “Construindo a Nação”, promovido pelo Instituto da Cidadania Brasil. Com o projeto “O Campo a Caminho da Sustentabilidade Cidadã”, a escola receberá o troféu no dia 17 de março, na Sala São Paulo, na Estação Júlio Prestes (SP). Será mais uma vitória na galeria de troféus da instituição, que já conta com outros seis obtidos em 2013, de diversos concursos. 
Para a inscrição do prêmio “Construindo a Nação”, a escola utilizou o projeto “Vivências Educativas na Escola”, projeto macro e de caráter permanente, que consiste na integração de todos os demais projetos desenvolvidos na unidade. Dentre os temas mais trabalhados se destacam: alimentação saudável; reciclagem de materiais descartados; oficinas a partir da utilização da bananeira, confecção de sabão através de óleo usado, vinagre, pão caseiro, horta mandala e paisagismo, entre outros.
A prática do projeto foi desenvolvida no ano de 2013, com alunos do 6º ao 8º ano, tendo como eixo norteador atividades com vistas à emergência da autoestima e pertencimento do jovem ao campo. Segundo a pedagoga e orientadora do projeto, Sônia Maria Ribeiro, os resultados avaliativos foram obtidos por meio da mudança comportamental dos estudantes. “O projeto que fizemos para concorrer ao prêmio nada mais foi que relatar o cotidiano vivenciado pelos estudantes. Foi observado, inclusive, o reconhecimento deles pelo próprio potencial”, declarou.
A Escola do Campo funciona em horário integral das 8h às 16h. Este tempo é destinado ao cumprimento das exigências básicas da matriz curricular nacional e a parte diversificada, destinada a atividades em projetos inter e transdisciplinares, a estudos individualizados e a práticas agrícolas sustentáveis. Nela estudam cerca de 100 alunos, do 5º ao 9º ano. E segundo a diretora da unidade, está em fase de discussão uma parceria com o Governo de Estado para a oferta do ensino médio.


Fonte: http://www.cariacica.es.gov.br/

0 comentários:

Postar um comentário